Cidade na França vende casas a $4 para revitalização de bairros

As casas são da cidade francesa Roubaix, que tem um pouco mais de 100 mil habitantes e é a segunda maior vila da sua região. Para a revitalização foi usado um projeto que já aconteceu em Liverpool em 2013,  onde o proprietário compra o imóvel por um euro e concorda em reformá-lo.

A proposta é simples: compre o imóvel por uma quantia simbólica e comprometa-se em reformá-lo. Essa iniciativa foi lançada pela Câmara Municipal da cidade, seguindo o exemplo de Liverpool e Gangi, onde foram promovidas a mesma campanha. O principal objetivo é procurado com o projeto é combater a pobreza que assola algumas áreas da cidade, que se estende ao longo da fronteira com a Bélgica, um país que é acessível de bicicleta ou a pé .

Em alguns bairros as casas abandonadas são tantas que as ruas ficam praticamente deserta; com a campanha, o objetivo é contribuir para o renascimento desses bairros, desenvolvimento e reabilitação. “Não podemos permitir que essa situação. O município está degradado, e não é algo que nos convém”, disse o prefeito de Roubaix, Guillaume Delbar. Para obter uma dessas casas exige-se  um plano de reforma em um ano e sua execução no prazo máximo de três anos.

14374792380096

Em Liverpool, o projeto contava em colocar à venda um lote composto por 20 casas vitorianas por apenas uma libra e cada comprador deveria reformar a habitação. A iniciativa lançada na cidade francesa também é semelhante ao estabelecido na cidade siciliana de Gangi, onde a Câmara Municipal decidiu diretamente dar casas afastadas a fim de atrair investidores internacionais.

Fica a ideia para propostas futuras aqui no Brasil, onde diversas áreas estão esquecidas enquanto famílias moram em locais com péssimas condições e infraestrutura. Na sua cidade existe alguma área assim? Beijos e espero que gostem! (link para a notícia original aqui)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s