Complexo habitacional de Zaha Hadid

O pedido inicial do cliente eram originalmente de 12 torres residenciais homogêneas, mas Zaha Hadid propôs um projeto orientado para a comunidade alternativa, composta por um baixo crescimento e de alta densidade edifício residencial, com 981 apartamentos e acomodações em torno de três lados do local.

O projeto, intitulado “Esfera City Center”, se localizará na região sudeste de Monterrey, no México, com 136.000 m², e será realizado três etapas para sua construção, A primeira inclui 353 apartamentos e deve ser finalizada em 2018. Segundo o site ArchDaily, o projeto responde à sua localização em Huajuco Canyon ao organizar os apartamentos de modo a reduzir o ganho solar e utilizar os ventos dominantes no resfriamento das unidades.

th_65d1300db123ce22f6e2569fb36764f8_01

Além disso, as fachadas dos edifícios possuem várias varandas que foram dispostas para se referenciar à arquitetura local, que usa a geometria para sombrear a própria construção. O projeto também incorpora princípios de CPTED (Crime Prevention Through Environmental Design), propondo espaços públicos interconectados que garantem a co-presença e a segurança pública em um empreendimento orientado para a comunidade. Veja mais sobre o projeto no vídeo abaixo e na galeria de fotos:

Pra quem quiser saber mais sobre o projeto, você pode entrar no site da Zaha, ou ver mais no Arco Web ou Arch Daily.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s