Conheça o projeto “Antes que Acabe”

Passeando pelo Facebook encontrei uma notícia no UOL e me encantei pelos desenhos do artista João Galera e seu comprometimento com a história de São Paulo no projeto Antes que Acabe.

São Paulo é a sétima maior cidade do mundo e possui mais de 460 anos de existência. Antiga, com uma história importante para o Brasil, foi uma cidade que cresceu e enriqueceu, criando raízes, bairros e vidas. Segundo João:

Cresceu em importância econômica, política, arrogância. Tenta esquecer seu passado, destruindo-o. A casa típica dos bairros da cidade – o sobrado comprido, com janelas para a rua, suas grades, seu chão de cacos vermelhos, a geometria de arcos, janelas, pequenas colunas, o jardim atrás – sendo pouco a pouco substituída por grandes prédios de vidro e concreto. Bairros como Vila Madalena e Pinheiros, onde as casas dominavam o horizonte, vivem um período de intensa especulação imobiliária. As empreiteiras vendem os apartamentos como se os moradores fossem viver em um bairro bucólico de lindas casinhas, que são demolidas por estas. Contradições da cidade que tenta apagar sua história.

Com isso, o projeto ‘Antes que acabe’ visa registrar iconograficamente os remanescentes dessas construções, com desenhos feitos em caneta nanquim sobre papel. Segundo a UOL, o artista é paranaense e conta que o que o inspirou foi a própria experiência de morar numa casa típica: “Eu não sou de São Paulo, e morar em uma casinha aqui sempre me pareceu algo mágico, numa cidade dominada por prédios. É uma casinha que tem todo o barulho da rua, no meio de Pinheiros-Vila Madalena, mas quando estou dentro dela, parece que a cidade não fica tão grande e assustadora. Ela te acolhe”. Confira a galeria de desenhos:

Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho de João pode acessar a página do Facebook ou entrar em contato pelo e-mail joaogalera@gmail.com. Fica a vontade de ir pro centro de Prudente e sair desenhando todos os prédios, antes que eles acabem com tudo, só falta o talento e o nanquim haha.

Fonte: UOL e Facebook do artista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s