Prédio na Itália se destaca por sua cor

Passeando pelo facebook entre as várias páginas de arquitetura que sigo, eis que encontro uma foto do Net Center, em Pádua – Itália, deste prédio vermelho incrível e cheio de inspiração pra dar. Fui buscar mais informações sobre ele, e apesar de não serem muitas, decidi compartilhar por aqui.

De acordo com o site do arquiteto, o prédio se encontra num vazio urbano que seria transformado em um pequeno centro cívico e residencial. A obra seria a sede do Net Center, com escritórios comerciais e hotel, presentes num terreno com 30 mil metros quadrados e praça pública com 6 mil metros quadrados. A garagem tem 1.100 metros quadrados, feita para suportar os mil carros previstos, divididas em dois níveis.

1975054_849911345085387_6900641687623825995_n

Além do prédio, uma praça pública mobiliada  foi colocada no local como um lugar de encontro para todos da cidade, ligando o prédio, a estrada e o espaço comum. Segundo o arquiteto Aurelio Galfetti, “apenas a qualidade do espaço gerado pela arquitetura completa pode ser a garantia desse tipo de cidade, que nasceu por acaso, de acordo empurrado não planeada, mas que pode ser controlado com precisão pelo projeto de arquitetura“.

Os edifícios do complexo são definidos em suportes modulares de 7.5×7.5m. A torre é um símbolo distintivo deste complexo de estatura Europeia, com cerca de 80 m, vermelho, com planos trapezoidal que se altera em todos os níveis, definida por uma forma dinâmica e simples, ao mesmo tempo.

Foram utilizados no projeto concreto leve e concreto armado, vigas de aço soldadas e colunas redondas tubulares de aço. Quatro pilares desviam-se do seu eixo, seguindo a tendência da variável externa, totalmente envidraçada e coberto com o brise-soleil vermelho de metal. A torre domina os edifícios laterais, incluindo o palácio, com 140 m de comprimento, 30 m de largura 17 metros de altura.

06_Net_Center_nl_26_11_disegni_09

Na obra, a co-estrela do aço é o vidro: encontramos ambas as fachadas de vidro estruturais, que estão entre as maiores da Europa, tanto no telhado feito de treliças janelas de 3,75 m de vão, em vigas de aço soldado. De acordo com a Arktipo Magazine, “as escolhas de design criaram um ambiente extremamente brilhante, projetado para se comunicar um conforto visual imediato. O domínio indiscutível da Torre é mitigado por uma composição arquitectónica que favorece a horizontalidade em todos os seus aspectos, dando uma imagem simples e consistente, como convém a um local público que pode competir com os da vizinha cidade histórica“.

Para mais informações, acessem o Facebook ou o site do arquiteto. Confiram a galeria com fotos, plantas, cortes, esquemas e outros:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s