Conheça a intervenção que transforma os espaços com cor e plástico

Passeando pelo Tumblr encontrei uma instalação maravilhosa chamada “Massive Balloon Installation” ou Instalação do Balão Enorme em tradução literal. Fui saber mais sobre essa intervenção e me apaixonei.

A Penique Productions são os responsáveis por fazer essas intervenções, formados por Sergi Abusà e Pol Clusella, ambos nascidos em Barcelona. Sergio é especializado em escultura, em produzir trabalhos multidisciplinares e experimentar diferentes mídias. Já Pol é especializada em escultura e instalação. A companhia nasceu em Barcelona em 2007 e é um coletivo de artistas de diferentes disciplinas focadas em um projeto comum que se baseia na ideia de fazer instalações efêmeras.

tumblr_nnmilxYuoI1qgobvdo1_1280

O ponto de partida de cada projecto é a seleção de um local, que será o local onde a construção de uma peça única e personalizada. Um balão inflável que se expande e invade o espaço completamente por si só. O balão cresce até preencher todo o espaço e torna-se a parte da arquitetura existente. O ar, agindo como a estrutura, pressiona contra o plástico que enfrenta o contorno do sólido limitante e moldar a forma final. Conquistada pelo inflável, o lugar é transformado através da nova textura, luz e cor monocromática.

tumblr_nnuaq86G7b1qgobvdo1_1280

Segundo eles, o balão atua como uma fronteira e enquadra um novo espaço e também é o muda a ideia do objeto de arte. Ou seja, uma nova experiência para o telespectador. Assim, através desta mensagem perceptual clara, direta e simples, Penique visa atingir todos os tipos de pessoas sem definir um discurso de encerramento.

Sergi vive em Barcelona e no Rio, e nesse ano eles realizaram uma intervenção por lá pela primeira vez em janeiro. O local de escolha foi a instituição palaciano icônico, Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Jardim Botânico. Naturalmente, o ponto focal do edifício -, uma piscina ao ar livre com colunatas centrado dentro das escolas de arquitetura impressionante – era para ser o local da instalação. Foi usado um inflável laranja gigante ocupada a totalidade do espaço, invadindo tudo, inclusive a piscina. O ar quente do verão brasileiro, junto com um ventilador, insuflou o balão,  expandindo-o e quase voando para longe. O balão abraçou e envolveu seus arredores, imitando os arcos, colunas e elementos arquitetônicos decorativos.
Do lado de fora, uma luz avermelhada imponente permeou o inflável. Ele invadiu os corredores com colunas vizinhas, contrastando fortemente com as paredes de pedra e verde-claro dos majestosos jardins botânicos. Veja o vídeo:

Eu achei super legal, um dia quero ter a oportunidade de visitar uma dessas instalações! E se você acha que é simplesmente chegar lá e sair inflando o balão, eles pensam muito bem antes de cada intervenção. Como exemplo, vocês podem ver o projeto das Nuvens, que seria um conjunto de insufláveis de plástico de hospedagem em 2013, mas que ainda não rolou:

33_2028_Panel_01 33_2028_Panel_02

Para saber mais sobre todas as intalações vocês podem acessar o site, ver a galeria de fotos no Tumblr, tem também o site e o blog do Sergi (um dos criadores do projeto), acessar o Behance, Vimeo, Twitter, Facebook e Instagram. Tem também o portfólio em pdf com mais informações sobre as instalações realizadas. Deixo vocês com uma galeria não tão pequena assim, porque foi muito difícil escolher só algumas fotos pra deixar aqui e acabei me empolgando. Beijo ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s