A arquitetura e a questão de gênero

Passeando pelo ArchDaily encontrei uma ótima palestra que discute o papel da mulher na arquitetura e na cidade. A palestra aconteceu no Encontro Estadual de Arquitetos promovido pelo SASP (Sindicato dos Arquitetos do Estado de São Paulo), que reuniu profissionais de diversas áreas da arquitetura para debater sobre temas como mercado de trabalho, serviço público, docência e a questão do gênero na profissão.

A palestra conta com a participação de Silvana Rubino, cientista social e professora do IFCH da Unicamp, Paula Santoro, professora da FAU-USP e pesquisadora do tema, e Telmi Adame, estudante de Arquitetura e Urbanismo que articula o debate sobre gênero na Fenea; todas colocam seu ponto de vista através de dados e registros de como a mulher tem um tratamento diferente na profissão, um olhar diferente da cidade e do modo de produzir arquitetura e na diminuição da mulher através do gênero em geral.

O SASP possui um Grupo de Trabalho Questão de Gênero que contribui na luta das mulheres, com ênfase na categoria de Arquitetura e Urbanismo e suas relações de formação e trabalho. Segundo o site, os objetivos são divididos em quatro instâncias: visibilidade, conscientização, proposições e empoderamento. Para saber mais do projeto entre no site e confira os locais de reuniões e últimas notícias.

Assim que você assiste a palestra, você se dá conta de que mais de que a profissão possui mais de 60% de mulheres, que nos cursos da maioria do país é predominantemente feminino, mas que na ‘hora do vamos ver’ não somos premiadas, reconhecidas, ouvidas. Vale a pena conferir, seja você homem ou mulher!

P.S.: Veja também o projeto Arquitetas Invisíveis, inaugurado em 2014 e  que busca promover a igualdade de gênero dentro do âmbito da arquitetura e do urbanismo, por meio do reconhecimento e divulgação da vida e obra de arquitetas desprestigiadas pela história.

Anúncios

Um comentário sobre “A arquitetura e a questão de gênero

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s