5 motivos para visitar Guarapuava

Nós vimos no post de ontem sobre a arquitetura do Paraná em geral e algumas informações sobre Guarapuava. Mas por que visitar a cidade? Confira 5 motivos:

1. Parque Natural Municipal das Araucárias

O Parque das Araucárias foi um dos lugares que conhecemos durante nossa visita a cidade. Ele é uma Unidade de Conservação que foi criada em 01 de julho de 1991, enquadrando-se no grupo de Unidades de Conservação de Proteção Integral. Essa área abriga um remanescente da Floresta com Araucárias na qual a árvore símbolo é a Araucaria (Araucaria angustifolia), espécie ameaçada de extinção. Segundo o WikiParques, o parque possuí uma área total de 104 hectares, a qual abriga um remanescente de 23 hectares de Floresta com Araucárias, em meio deste encontramos duas trilhas ecológicas e outros atrativos e serviços, como uma estufa com vegetação de espécies nativas e exóticas; o Viveiro Municipal de Mudas Ornamentais; o Viveiro Municipal de Mudas Florestais;  o Museu de Ciências Naturais em Convênio com a UNICENTRO, com as coleções dos professores João José Bigarella e Hipólito Schneider (fechado para visitação, pois encontra-se em reforma); a Administração da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Guarapuava – SEMAG e o Centro de Educação Ambiental João Luiz de Toledo. Tem uma trilha super legal pra conhecer mais sobre a mata, vale muito a pena!

2. ÁREAS DE LAZER

Parques são adoráveis, e eu sou suspeita em relação à áreas de lazer, que geralmente não atendem as necessidades da população, como eu e minha amiga observamos durante o nosso trabalho. Segundo o site Férias Brasil, “Os parques e as praças espalhados pela área central da cidade garantem à Guarapuava um cenário sempre verde. Entre eles estão os concorridos Parque do Lago, com pista de cooper ao redor do espelho d’água, quadras de esportes e playground”. Pois então, lá em Guarapuava tive a oportunidade de visitar o Parque do Lago e a Lagoa das Lágrimas: que lugares maravilhosos ❤ É tipo o Parque do Povo daqui de Prudente, mas menor e com água. A lagoa fica localizada no centro da cidade, sendo a sua envolvente utilizada como área de lazer. Lá tem algumas celebrações e no final de semana rola pedalinhos (acho que é esse o nome). Já o parque do lago é um dos principais pontos turísticos da cidade, também ótimo para praticar atividades físicas, piqueniques e outras atividades.

3. DISTRITO ENTRE RIOS

Apesar de não ter tido (ainda) a oportunidade de visitar, o distrito Entre Rios fica localizado a 18 km da sede do município e é composto por cinco colônias eslavo-germânicas. O local possui belezas naturais e uma interessante arquitetura, além disso, a população procura manter vivo seus traços culturais. As cinco colônias receberam os nomes das 5 antigas fazendas que existiam na localidade e foram desapropriadas para fim de colonização, sendo: Vitória, Cachoeira, Jordãozinho, Samambaia e Socorro. (ps. como não passei por lá, as fotos são da internet).

20150701_124126

4. O CLIMA

Além de tudo isso, Guarapuava tem o clima perfeito que o André desejaria pro mundo todo: as estações são bem marcadinhas, com verões frescos e invernos frios com ocorrências de geadas severas e frequentes. Tanto que em 2013 – e outros anos- já nevou por lá! Segundo o Wikipedia, Guarapuava tem um clima ameno na maior parte do ano, mas, no inverno, “podem ocorrer dias muito frios e a temperatura pode cair abaixo do ponto de congelamento […] o que garante à cidade a condição de uma das cidades mais frias do país. Registros de neve na cidade acontecem, em média, de sete em sete anos, com ocorrências de intensas precipitações em alguns anos.”

IMG-20150701-WA0027

5. Experiência

Eu não sou a pessoa mais viajada, mas isso é por motivos óbvios de ser pobre. Mas quem curte e tem condições para, Guarapuava é uma cidade maravilhosa pra conhecer: não é grande, mas não é pequena; lugares para conhecer incríveis; friozinho no Brasil, entre outros, inclusive pela experiência de conhecer lugares novos! Chega de viajar só pro Rio ou São Paulo, e vai conhecer os pedacinhos do Brasil que fazem parte da nossa história, da história da imigração e outras culturas. Espero que gostem do post e que um dia tenham a oportunidade de conhecer Guarapuava 😀

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s