A fotografia e a arquitetura

A fotografia para a área da arquitetura e urbanismo eternizam de um modo sensível a cidade e o objeto construído. Dessa forma,  são grandes aliadas, ressaltando a beleza e poesia da arquitetura. As fotografias, além de emoldurar a arquitetura, capturam também a história e estilo de um tempo, registrando seu valor histórico e a produção arquitetônica de cada período.

tumblr_nm97fecmbl1r2pmbao8_500

De acordo com um artigo do Fotografe uma Idéia (visitem!), com os avanços técnicos da Fotografia Digital, a fotografia de arquitetura começou a ter muitas facilidades, atraindo atenção para o tema. Entretanto, o diferencial das grandes fotos de arquitetura são as novas perspectivas, as percepções da história da cidade, as composições, linhas, simetrias e formas, diferente das fotos banalizadas das grandes obras (como por exemplo as obras de Niemeyer).

Para fotografar a arquitetura, deve-se observar o que você quer mostrar através dela; com isso, você pode descobrir qual enquadramento usar, se vai utilizar a luz natural, se você vai capturar o edifício em si ou todo o entorno, etc. O fotógrafo também não precisa ser necessariamente conhecedor da arquitetura, apenas observar ao redor (coisa que todo arquiteto sabe fazer, e bem).

O ato de fotografar a arquitetura pode ser difícil, mas sempre podemos observar os profissionais que eternizam diversos lugares por aí. Buscando no 500px, Flickr e outros lugares, a internet tá ai pra isso! Preparei uma galeria com algumas fotos do conceptARCHITECT, confira abaixo e se inspire

Anúncios

Um comentário sobre “A fotografia e a arquitetura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s